Missão & Visão

Estamos comprometidos com a nossa missão

A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) é um instituto público de regime especial, com a natureza de serviço personalizado do Estado, dotado de personalidade coletiva pública e de inerente autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com funções no controlo e na luta contra a dopagem no desporto, nomeadamente enquanto entidade responsável pela adoção de regras com vista a iniciar, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.

MISSÃO

Assegurar que o desporto em Cabo Verde seja livre de dopagem, impulsionando ativamente a licitude, a igualdade e a saúde nas competições, disseminando, ao mesmo tempo, a ética e os valores do jogo limpo em todas as manifestações desportivas.

Consolidar a consciência antidopagem e defender, no âmbito nacional, o direito fundamental de todos os atletas de participar numa competição livre de quaisquer formas de dopagem.

Para o cumprimento da nossa missão, o nosso funcionamento dá-se em torno de 5 eixos principais, quais sejam:

Sensibilizar - sensibiliza os agentes desportivos para a necessidade de uma competição limpa e para os efeitos nefastos da utilização de substâncias dopantes.

Proteger - protege os atletas limpos através da promoção de um desporto baseado nos princípios da igualdade e não utilização de substâncias dopantes.

Dissuadir - dissuade as burlas e a dopagem através da educação, do controlo de dopagem e da implementação de projetos que ajudem a compreender este flagelo social e a sua erradicação.

Detetar - deteta violações das políticas antidopings através de programas de investigação do mesmo.

Fazer cumprir - faz cumprir as regras antidoping, sancionando qualquer violação às mesmas, nos termos da legislação aplicável.

PRINCIPIOS

A ONAD-CV rege-se pelos princípios da independência científica, da precaução, da credibilidade e transparência e da confidencialidade

VISÃO

Fazer do Jogo Limpo uma questão culturalmente aceite e defendida por todos.

A ONAD-CV pretende ser, num futuro próximo, uma das Organizações Nacionais Antidopagem de referência em Africa.